ESPAÇO PÚBLICO URBANO: aquele é de uso comum e posse de todos. Os espaços públicos são pontos determinantes de uma cidade como locais de encontros e relações. Sujeito + Lugar + a qualquer tempo = Cidade. Esta equação foi ferozmente modificada com a pandemia, mas que pouco a pouco volta a ser restabelecida, talvez com um novo olhar: mais afetuoso, acolhedor, cuidadoso valorizando o que é nosso e está a nossa disposição, sempre.
Na pandemia os espaços públicos viraram tendência, para evitar as aglomerações...e o mais legal é que nós, como moradores passamos a olhar esses espaços com mais respeito cuidado e amor...
No dia 27 de julho de 2020, visitamos a renovada Praça Juscelino Kubitschek. Complexo paisagístico e arquitetônico, que marcam a história de Niterói e fica localizada no centro.
Sua construção iniciada na 2° metade do século XX, como homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek e foi incorporada ao Caminho Niemeyer e revitalizada na gestão do nosso prefeito Rodrigo Neves e Axel Grael
Projetada por Oscar Niemeyer, tem uma vista que compreende a orla de Niterói e toda a Ponte Rio Niterói.A escultura em bronze da praça é de Oscar Niemeyer e JK sentados em um dos bancos olhando uma planta arquitetônica.
Nesta praça pode se ver o mais lindo pôr-do-sol do mundo, e Alfred Hitchock daria razão, se por aqui tivesse passado, esqueceria Zadar na Croácia e ficaria com Niterói e o mirante da praça com toda sua indelével vista.
Que tal conhecer mais Niterói?!Venha pedalar e conhecer com a gente! Com todo respeito às regras do novo normal, e principalmente respeito pelo outro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário