quarta-feira, 6 de maio de 2020

Escute seu veículo: proteja sua vida


Educação e segurança para o trânsito

Por: Priscilla Lundstedt Rocha
________________________________ 


O direito de ir, vir e estar, ocupar o espaço público, conviver socialmente são princípios fundamentais implícitos na palavra trânsito, considerando-o como um processo histórico-social que envolve, principalmente, as relações estabelecidas entre os homens.


Assim como a dignidade da pessoa humana, prevista na CF, é um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, o trânsito dá prioridade em suas ações à defesa da vida, preservando a saúde e o meio ambiente. Logo, o trânsito não é apenas uma questão técnica, mas principalmente, social e política diretamente ligada a nossa sociedade.

Associar o trânsito apenas a problemas da atualidade – congestionamentos, acidentes, estresse – é um grande engano. Esta visão reducionista esvazia toda a história de pessoas que desafiaram Caminhos desconhecidos, venceram distâncias, conquistaram espaços e seguiram transitando, incansavelmente.

Não há dúvidas que tudo gira em torno da vida, ou seja, na sua proteção. O direito mais importante dentre todos, consagrado em todas constituições mundiais. Mas, será que damos realmente valor à vida quando estamos no trânsito?

Pensemos em um acidente de trânsito: tríade 'via-veículo-homem', envolvendo o verbo falhar. Essa tríade precisa ser (re) pensada e racionalizada, pois, em sua interação, o comportamento assertivo do homem garante melhor segurança no trânsito.

Esse comportamento assertivo é ponto de partida para o estudo da psicologia do trânsito e da vida, pois o ser humano almeja sempre possuir algo. No caso do trânsito, um veículo e vias seguras para trafegar. Mas, não basta apenas usufruir, há necessidade de cuidar, e, na maioria das vezes, não o fazemos.

A manutenção veicular, que deveríamos fazer em nossos veículos para preservar e antecipar acidentes visando proteger nossas vidas, é por vezes negligenciada, o que pode resultar em falhas no veículo e acidentes, gerando perdas materiais e humanas.

Cuidar é olhar, escutar o funcionamento do veículo. Porém, se em matéria de prevenção sabemos algumas coisas, também é verdade que desconhecemos muitas. Porventura, caro leitor, sabia que a manutenção pode ser preventiva, detectiva, preditiva ou corretiva?

Por isso, há mecânicos especializados que são os 'médicos' de nossos veículos, e, tal como no juramento de Hipócrates, em que o médico tem como preceito respeitar a vida humana e usar seus conhecimentos para ajudar ao próximo, assim também é o mecânico, o único que pode garantir e assegurar que nossos veículos chegarão ao destino sem falhas mecânicas.

Costuma-se pensar que a manutenção veicular é apenas a verificação de freios, troca de óleo, sistema de arrefecimento, filtro de ar, filtro de combustível, alinhamento e balanceamento e velas. Mas não é só isso. O veículo precisa passar por avaliações de segurança e bom funcionamento dos demais equipamentos. Precisam ser examinados e diagnosticados para assegurar a performance e sua segurança. Todos os problemas corrigidos, preservamos nossa vida.

Não há dúvidas de que é preciso (re) pensar o trânsito, seu verdadeiro significado e prioridades, e assim desfrutar de forma sustentável o viver e conviver no espaço público. Há urgência em entender que o significado de manutenção veicular vai além do apenas cuidar do carro, mas singularmente proteger a vida, a nossa, e a dos outros.

E o hábito de re(aprender) faz toda a diferença na nossa mudança de comportamento em relação à vida e principalmente no trânsito, pois, não somos dublês imortais de “Velozes e Furiosos”.

A leitura tem eco. Ler é dar a si mesmo possibilidade e o prazer de ouvir o eco das ideias e, mudar nossas condutas e ações no trânsito e para a vida. Que o eco da mudança de atitude no trânsito amplifique na vida de todos, e a prevenção não seja feita apenas depois de um “se” (acidente), e sim de fato como prevenção e proteção a vida.

Que tal hoje procurar o seu mecânico e descobrir que tipo de manutenção seu veículo precisa? Boa sorte!

________________________________

Priscilla Lundstedt Rocha - Especialista em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito

ROCHA, P. L. Escute seu veículo: proteja sua vida. In: Revista ECOPONTE. Ano 5 no 54, Dezembro de 2019.

PARA ACESSAR A REVISTA, CLIQUE AQUI:


Nenhum comentário:

Postar um comentário